quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Lua, o Sol

Eu estou do lado de fora, acompanhando a eclispe lunar. Aqui, além da eclipse, houve o fenômeno da lua vermelha, é lindo e eu tenho fascinação por fenômenos da natureza. Aqui, a eclipse será total, a lua, bela e cheia, desaparacerá na sombra da terra ao mesmo tempo em que milhares de habitantes do planeta terra como eu, passarão horas a ver esse processo.

Antes do início da eclipse, a lua mudou de cor. Um enorme ponto vermelho dominava o céu intensamente estrelado. Só pude lamentar por não ter uma dessas câmeras super hiper high tech com aquelas lentes de 3 metros de comprimento para roubar para mim o fenômeno. Como já aconteceu muitas vezes, fico com o registro em minha memória, compartilhado com um grupo de italianos, uma dinamarquesa, um indiano, um franco-argelino-espanhol. A lua, afinal, não tem nacionalidade, mesmo que supostamente no mesmo ano em que eu nasci dizem ter fincado nela uma bandeira nacional.

Só lamento saber que as pessoas daqui, uma região privilegiada para ver este momento, não sabiam que a lua se mostraria de formas tão distintas em tão poucas horas. Tentei compartilhar com algumas pessoas numa atitude tonta : olha a lua ! olha a lua ! Mas foi um pouco como ser personagem do Mito da Caverna (farei outro paralelo para ilustra-lo em outro momento).

Meu pescoço dói entre voltar-se ao céu para ver A eclipse e voltar a baixar para ver a tela deste computador. Coloquei uma cadeira do lado de fora para ter vista priviliegiada.Me pego sem saber se eclipse é homem ou mulher. Gosto de pensar que seja A eclipse… A lua…

Fiquei sabendo dA eclipse pela internet ao mesmo tempo em que eu resolvi tomar certo tempo para saber qual seria a rota e o tempo entre um dos projetos e a cidade central de nossos projetos. Segundo as pessoas locais, a viagem duraria uma semana e meia. O Google Map, tão alheio a uma realidade tão distinta, não imagina que a viagem baixo um sol escaldante, estradas que fazem o roteiro Paraty-Cunha parecer uma autobahn alemã e temporadas de chuva vão durar muito, mas muito mais que as 10 horas apontadas pelo indicador virtual e realmente virtual de caminhos.

Falta pouco para o fim dA eclipse. É um privilégio. Obrigada, LUA. Amanhã, de volta ao planeta TERRA, mais um dia de muito SOL.

Nenhum comentário: