sexta-feira, 27 de maio de 2011

Haja energia!!!

Dar uma espiada no facebook sempre me remete ao mundo moderno e civilizado graças aos amigos que longe do contexto digamos, natureba em que vivo, postam coisas muito mais próximas da realidade cosmopolita da megalópole. Afinal, grande parte de meus amigos seguem suas vidas na selva de pedra. Hoje, foi o post de uma amiga exaltando a invenção da energia elétrica e que provocou comentários sobre as invenções subsequentes que vão desde a tomada, passam pelo secador de cabelos e chegam à máquina de lavar roupa.

Pois bem, aqui no meio da floresta africana, ter energia elétrica depende do funcionamento de um barulhento gerador. Nos dias em que estive de férias, minha alegria era poder acender a lâmpada a qualquer hora do dia e da noite, coisa que não podemos fazer aqui. Às 22h30 o gerador é desligado e alguns lampiões a querosene são dispostos em lugares estratégicos para iluminar o caminho, por exemplo, do quarto até o banheiro.

O vilarejo chegou a gerar energia elétrica quando os belgas ainda eram os donos do pedaço. Hoje, só quem tem gerador pode acender uma lâmpada e isso só nas ONGs e alguns órgãos do governo. A população vive com seu lampião, uma fogueira para reunir os amigos e a família, coisas que quem pode acender uma lâmpada às 2 da manhã costuma considerar parte de um bom luau na praia ou de uma seresta na fazenda.

Assim sendo, usamos o gerador para que possamos acender as lâmpadas quando cai a noite, mas com tempo limitado, para recarregar nossos modernos aparatos eletrônicos, seja um celular que só serve como despertador porque na maior parte do tempo não há rede, seja o computador que, apesar de tudo, acessa a internet graças à rede wi-fi, um verdadeiro paradoxo. A energia serve também para manter funcionando os meios de comunicação de emergencia, como os carregadores dos rádios e do telefone via satélite, cujo minuto de ligação é impublicável. Há, portanto, um back-up de energia para esses últimos, já que ficar incomunicável no meio da selva em alguma situação desagradável não é o que se deseja.

E só, não há secador, máquina de lavar, ferro de passar, chuveiro elétrico (nem sequer há um chuveiro), televisão, liquidificador, micro-ondas ou qualquer outra coisa que só funcione quando conectado a uma tomada. Ah sim, há geladeira que neste projeto usa sim energia elétrica, mas que no outro funciona à combustivel!

O mais interessante disso tudo é como criamos habitos segundo tais condições. Acabo dormindo cedo, a falta de chuveiro quente (opa, a falta de chuveiro) me faz tomar meu bom banho de caneca por volta das 5 da tarde para aproveitar que ainda está calor, planejamos atividades extras que nos permitam aproveitar a luz e para saber o que há pelo mundo lê-se na internet ou então, conta-se com a energia os posts dos amigos no facebook.

Nenhum comentário: